sábado, 1 de agosto de 2009

Choque Futuro

http://www.centrovegetariano.org/literatura/Article-606-Choque%2BFuturo.html

5 comentários:

  1. hum...

    apetece-me dissertar sobre esta matéria:

    face à comparação clara e evidente da diferença de mentalidades, acho que de alguma forma caminhamos lentamente para uma maior consciencialização, e, por conseguinte, para uma aferição dos hábitos não só alimentares, como sociais no geral, portanto, clap.


    como sabem, não sou vegetariana por dois motivos: o primeiro é que o meu elevado ritmo de trabalho me impede de aplicar tempo sobre uma alimentação vegetariana cuidada, e o segundo é que... confesso... adooooooro peixe!!!!! e, se bem que o segundo seja facilmente contornável, o primeiro, neste momento, não.

    mas não só é uma matéria que me interessa, como é algo que, assim que me for possivel, para lá caminharei.

    agora... tenho mesmo que dizer... num texto que se prevê como agitador... comparar o Obama a Deus... fazer um quase A.O. - D.O. ... acho francamente redutor...
    (well, pelo menos o Obama existe de certeza...! deve haver quem lhe tenha tocado!)
    até parece que é o senhor que vai mudar a mentalidade dos milhares de milhões de parvos como eu que ainda têm resistência em mudar os seus hábitos, por mera preguiça...

    tudo muito bem com a ideia principal, mas a comparação política, (se bem que a entendendo como inteligente, na medida em que é, no filtro, feito um pedido de intervenção na matéria) acaba por tornar um texto, que poderia ser interventivo, em mais uma demonstração de fanatismo do desgraçado do Obama, que a esta hora deve ´tar a fazer um puzzle com a familia para ser fotografado para uma revista de economia.


    enfim.

    ResponderEliminar
  2. caneco, não consigo inserir o video, portanto, sigam o link estupidez, com o qual eu faço um rest my case à questão, e dou uma valente gargalhada:

    http://www.youtube.com/watch?v=vLAqI3R3c1g

    ResponderEliminar
  3. Pois realmente a questâo do vegetarianismo é no mínimo complicada.

    Eu como carne, e apesar de adorar animais e saber dos riscos para o nosso ambiente que advèm da libertação de gases para a atmosfera com a criação de gado... não me imagino a deixar de comer carne e peixe e beber leite.

    Eu sei, parece hipócrita dizer que adoro animais e compactuar com a crueldade associada à criação e matança dos mesmos.

    E muitas vezes faz-me confusão ver animais e pensar que os como, mas eu quando como um bife não lhe vejo a cara e enfim...

    Para mim e para a grande maioria das pessoas não é uma mudança fácil.
    É algo que está muito enraízado na nossa tradição, que faz parte da nossa cultura.

    Talvez se eu tivesse de caçar para comer, as coisas fossem diferentes.
    Mas como desde miúda fui habituada a comer carne e a ver isso como algo natural que faz parte da vida, acabo por aceitar apesar de me sentir em conflito comigo mesma.

    É lógico que eu seria incapaz de comer carne de cão ou gato (bem com a cena dos restaurantes chineses...é melhor nem pensar nisso).

    Julgo que é uma questão de educação. Para miudos que desde pequenos sejam habituados a não comer carne, e a não pensar na carne, peixe, leite ou ovos como comida, realmente deve ser nojento imaginar outros a comer carne.

    Eu não me imagino a comer insectos como fazem em certos países asiáticos e acho isso nojento, e na Índia comer vaca é proibido, no entanto esses comportamentos são normais para essas pessoas e enquanto não houver uma mudança de raíz é muito difícil chegar-se a algum lado.

    Claro que existem hoje pessoas que não comem carne, e que até têm nojo de se relacionar intimamente com quem coma...mas são uma minoria!

    São precisas mudanças profundas e que infelizmente não se vão realizar tão depressa, ou enquanto não houver uma catástrofe a nível mundial que exiga essas mesmas mudanças.

    Ainda hoje jantei uma dourada grelhada, e sinceramente não me imagino a comer tofu grelhado com puré depois dum belo dia de praia!

    Ainda se houvesse uma cena que não fizesse mal e que imitasse o sabor doa animais e coiso...e não me venham com a conversa das sojas e tofus porque todos sabemos que não sabe ao mesmo!

    Por isso é muito complicado.
    Eu vejo por mim, que tenho conhecimento e consciência de que não estamos no caminho certo mas não faço nada para mudar. Quanto mais para pessoas com outras idades e mentalidades, que não fazem a minima ideia sequer do que é a camada de ozono e por aí fora.

    Como dizer a essa pessoa que algo que os pais os avós e os bisavós já fazem desde sempre que faz mal ao ambiente, que comer carne de vaca é errado, que fazer chouriços é errado?

    Não sei...é algo para reflectir sem dúvida.
    E as tradições é claro que podem evoluir, mudar, criar-se novas tradições...mas as mudanças exigem-se já, e não estamos preparados para mudar já, porque somos preguiçosos e comodistas e porque simplesmente não queremos!

    ResponderEliminar
  4. Lol.
    luna, eu não como carne, mas não tenho qualquer problema em me relacionar com quem come, tenho nojo é de carne mesmo.. qd olho para um pedaço de carne ou um bife, não consigo deixar de ver um cadáver. já o peixe não me faz confusão... talvez por os peixes não serem fofinhos xD

    ResponderEliminar